O buraco pode ser maior! INSS suspende novos empréstimos consignados; Ouvir notícia.
8 de maio, 2025
Ouvir notícia.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu nesta quinta-feira (8) os empréstimos consignados. A decisão atende uma recomendação Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU). O buraco do consignado pode ser maior que os descontos dos sindicatos.
Segundo informações levantadas pelo estagiário, caso o aposentado ou pensionista queira pegar um dinheiro extra num empréstimo nessa modalidade, terá que procurar o INSS para sinalizar a intenção.
A suspensão ocorre por suspeita de fraude nos consignados, que representaria um rombo bem maior que o caso dos descontos irregulares.
Agora, uma verificação minuciosa acontecerá em cerca de R$ 90 bilhões em consignados ativos.
De acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), os descontos poderão ser desbloqueado pelos segurados, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS para essa finalidade.
No primeiro semestre de 2024 a fiscalização do TCU já apontava que nem todos os descontos no INSS foram autorizados pelos aposentados.
Uma das medidas, em junho de 2024, foi a determinação para que os novos descontos de associações só pudessem ser feitos com assinatura eletrônica avançada e biometria, ou se houvesse confirmação da existência dos documentos exigidos pela norma vigente. No entanto, os ex-gestores do órgão continuaram autorizando novos descontos nos benefícios.
Com informações do Estadão Conteúdo