O jequieense que mudou o nome de Livramento: Centenário do ex-governador Lomanto Júnior será celebrado com diversas homenagens
23 de novembro, 2024Uma série de homenagens está programada para celebrar o centenário de nascimento de Antonio Lomanto Junior, ex-governador da Bahia e uma das personalidades mais influentes do estado, cuja trajetória política foi marcada por grandes realizações. Após a sessão especial realizada anteontem (21/11) na Câmara de Vereadores de Jequié, que contou com a presença de diversas autoridades e admiradores de sua história, outros eventos estão programados para acontecer na capital baiana, na próxima semana.
Em Salvador, o centenário será celebrado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), também durante uma sessão especial, no dia 28, às 15h. No dia 29, data do aniversário de Lomanto, haverá três celebrações. A primeira homenagem será na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), às 10h, instituição que foi fundada em 1964, quando Lomanto era governador. À tarde, a homenagem será no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), às 16h, e, à noite, uma missa será celebrada na Igreja de Santo Antonio da Barra, às 19h. No dia 06 de dezembro, está programada uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Juazeiro.
Desde cedo, Lomanto Junior demonstrou sua obstinação em servir ao povo. Formado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), revelou sua vocação para a vida pública, destacando-se como o vereador mais jovem de Jequié, aos 22 anos, e como prefeito que impulsionou a defesa do municipalismo e a reforma constitucional. Lomanto Junior assumiu o governo da Bahia em 1963, após uma campanha marcada pelo uso pioneiro da propaganda sonora e pelo icônico jingle “Lomanto, Esperança do Povo”. Esse slogan ressoou por todo o estado, levando uma mensagem de renovação e de inclusão do interior baiano no processo de desenvolvimento, conquistando o coração dos eleitores.
Governo de transformações
Seu mandato transformou o estado, com grandes obras de infraestrutura, a exemplo das estradas Rio-Bahia e Feira de Santana-Juazeiro, e da emblemática Ponte Ilhéus–Pontal. Lomanto Júnior fundou a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e o Instituto de Saúde do Estado da Bahia (Iseb). Além disso, criou o IAPSEB, hoje Planserv, e o Centro Industrial de Aratu (CIA), que foi um marco simbólico para a economia baiana e para a história da industrialização do estado. Lomanto Júnior também foi responsável por idealizar a União dos Municípios da Bahia (UPB) e por realizar uma reforma administrativa que fortaleceu o desenvolvimento industrial e comercial do estado.Além dessas realizações, ele deixou sua marca no campo da saúde e da cultura, promovendo obras no Hospital Martagão Gesteira e no Teatro Castro Alves, que foi reinaugurado em 1967, juntamente com a Primeira Bienal de Artes da Bahia. Em sua carreira, exerceu também os cargos eletivos de deputado estadual, deputado federal e senador da República. Até o final de sua vida, Lomanto Júnior permaneceu uma figura de grande influência e respeito, falecendo em 23 de novembro de 2015, aos 90 anos, e deixando um legado que continua a inspirar gerações.
O homem que tirou o nome de Livramento do Brumado.
O atual nome de Livramento de Nossa Senhora, foi criado a partir da Lei Estadual nº. 2.325, de 14 de maio de 1966. A Lei, publicada no Diário Oficial da Bahia, em 14 de maio de 1966, foi assinada em praça pública pelo então governador do Estado Antônio Lomanto Júnior. Contudo livramento tinha que passar território para o novo município de Dom Basílio que deixava de ser seu distrito.
Leur Lomanto Jr destaca emoção pelo centenário do avô
Seu neto, o deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil), ressaltou que a comemoração do centenário de Lomanto Junior, o enche de orgulho e gratidão, sendo uma oportunidade para todos reviverem e se inspirarem em sua trajetória. “Sua passagem não foi apenas marcada por obras concretas, mas também por algo muito mais difícil de traduzir em palavras: seu carisma, sua fé inabalável em Deus, o respeito em todas as relações, e o amor à vida e a família. As celebrações aumentam as nossas lembranças e nos despertam mais emoção, pois recordamos a vida de um grande homem, um político que marcou a história da Bahia e deixou um legado de progresso e desenvolvimento. Será muito especial estarmos juntos, família, amigos, admiradores, nessas homenagens que serão promovidas por instituições de relevância em nosso estado”, afirma.