Operação Ostentação: Mais de 35 policiais Civis e Militares desmontam quadrilha formada por PM “Pombo Sujo” e suas mulheres no Oeste baiano.

13 de maio, 2022 Por efuxico.com Off
Read Time2 Minute, 53 Second

Na manhã desta sexta-feira (13), boca de 05h00, Policiais Civis da 26ª COORPIN e da Corregedoria da Polícia Militar deflagraram a OPERAÇÂO OSTENTAÇÃO para o cumprimento de 03 (três) Mandados de Prisões Temporárias em desfavor dos irmãos, N. F. da S. (Policial Militar), E. F. da S. e o caçula, E. F. da S.

No cumprimento da missao as equipes realizaram a execução de 06 (seis) Mandados de Buscas e Apreensões, exarados no bojo do processo n. 800154-08……. para por um fim as atividades delituosas de uma Associação Criminosa que atuava na região de Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Bom Jesus da Lapa, Barreiras entre outras cidades do Oeste Baiano. Ainda durante a operação outras três pessoas foram presas em Flagrante Delito, por estarem portando arma de fogo (a mulher e a amante do PM) e substancia ilícitas (filho do PM).

Os integrantes deste grupo criminoso vinham praticando vários crimes de roubo de joias (ouro, diamantes, pedras preciosas, etc) dos quais os mais significativos ocorreram na cidade de Santa Maria da Vitória, no mês de março de 2021 com prejuízo estimado em R$ 60.000,00* (sessenta mil reais) e na cidade São Félix do Coribe, onde foram roubados joias e aparelho celulares com prejuízo estimado em R$ 760.000,00 (setecentos sessenta mil reais), fato ocorrido no mês de dezembro de 2021.

Durante a investiagacao da Policia Civil, descobriu a existencia de outros crimes praticado pelo grupo (tráfico de drogas e de armas), que ainda estão em apuração.

A Policia Civil constatou que a quadrilha era liderada por um Policial Militar e que este se utilizava da farda para se aproximar das vítimas conquistar a confiança delas e, a partir deste momento, começava a estudar a rotina e os lugares onde guardavam as suas mercadorias, em seguida agendava com elas um dia para realizar uma aquisição de mercadorias (ouro/joias valiosas) e quando as vítimas estavam com as joias disponíveis, em locais de fácil acesso, os demais integrantes deste grupo criminoso invadiam os estabelecimentos com arma de fogo e mediante grave ameaça roubava todas as pecas, enquanto o policial militar, líder desta associação, prestava suporte do lado de fora dos lugares alvos para a consumação do crime.

A Polícia Civil foi informada, mediante denúncias anônimas e relatórios policiais de Santa Maria e São Félix do Coribe que o grupo estava planejando outro crime de um grande roubo na região do Oeste do Estado, sendo assim com suporte nas provas já existentes e para evitar o próximo delito, os Delegados de Policia representaram pela Prisão Temporária dos suspeitos e pela Busca e Apreensão em suas residências e outros locais onde as joias e armas poderiam estar escondidas.

Com parecer favoravel do Ministério Público o Poder Judiciário deferido e decretou as medidas cautelares solicitadas pela Policia Civil.

Para o cumprimento dos mandados, formou-se 6 (seis) equipes da Policia Civil e 2 equipes da Corregedoria da Polícia Militar.

Os Mandados de Prisão e Busca e Apreensão foram cumpridos nas cidades de Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e Barreiras.

Nos endereços dos alvos foram apreendidos diversos aparelhos celulares, joias, armas, munições de vários calibres, mais de 300 formulários de CRLV em branco, veiculos com suspeita de irregularidade, entre outras provas com o fito de complementar as investigações sendo apresentado à Autoridade Policial para a comunicação do cumprimento do mandado e lavratura do Auto Circunstanciado de busca e apreensão.

Fonte: Policia Civil