Oxe, álcool com gasolina? Ministério propõe aumentar para 30% a mistura de álcool na gasolina após testes.
19 de março, 2025
Ouvir notícia.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou, nesta semana (17), que pretende aumentar de 27% para 30% a mistura de etanol anidro à gasolina . A medida foi feita durante a apresentação dos resultados dos testes sobre a técnica prevista do novo combustível.
Objetivos. O governo pretende, com essa medida, baratear a gasolina para o consumidor final, pois o etanol tem um custo menor em comparação com a gasolina pura. A estimativa do ministério é gerar uma economia de R$ 0,13 por litro da gasolina .
A medida também deve diminuir a importação de gasolina e beneficiar o setor sucroalcooleiro com um aumento de 1,5 bilhão de litros na demanda por etanol, de acordo com dados do governo.
Resultados do teste. O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que realizou o estudo, não observou diferenças relevantes no comportamento dos veículos. Várias motocicletas tiveram dificuldades na partida a frio, mas isso não foi considerado um impeditivo para a mudança na mistura da gasolina.
Os testes duraram 11 meses e foram acompanhados por entidades do setor automotivo, como Anfavea, Sindipeças, Abraciclo e Abeifa.
Próximos passos. O governo prevê enviar ainda neste ano a proposta de ampliação da mistura de etanol na gasolina ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), responsável por aprovar e oficializar a decisão.
Fonte: Band News.