Parece baratino, mas é verdade: Em Brumado, um forte aparato garante a reaplicação da prova do Enem 2022 para um candidato que teve problemas em novembro.

11 de janeiro, 2023 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 40 Second

Desde ontem (10) ocorre a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, as provas acontecem nesta terça (10) e quarta (11) para quem perdeu o Exame ou tiveram problemas em novembro. De acordo com o Inep, responsável pela prova, 3.251 pessoas estão inscritas. Outros 71 mil candidatos privados de liberdade (presos) que também estão fazendo o exame nestas datas.

O direito à reaplicação é garantido àqueles que tiveram problema logístico ou estavam com alguma doença infectocontagiosa em um dos dois dias do exame regular no ano passado e que tiveram as solicitações aprovadas pelo Inep.

Entre os que poderão fazer o Enem agora estão candidatos que vivem no Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e foram impedidos de sair da comunidade no último dia da aplicação regular do exame devido a tiroteios e ações policiais.

Em Brumado, segundo o bizu do grupo de WhatsApp dos praças, uma verdadeira Operação Enem, foi montada para garantir que um candidato que teve problemas com a transcrição de sua prova em novembro, pudesse ter a mesma reaplicada novamente na data de ontem (01).

A Polícia Militar destacou uma equipe para escoltar o caminhão dos correios até Brumado. Já na cidade, a única prova ficou armazenada em local seguro. Na manhã de ontem (10) uma guarnição do temido, seduzente e pró-ativo PETO 34, assumiu a escolta do veículo e entregou a “bendita prova” na escola Municipal Nice Públio no bairro Jardim Brasil, onde quatro funcionários já a aguardava ainda no início da manhã.

A única prova  contendo 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e a redação, foi reaplicada ao candidato das 13 às 19:30 horas.

Após o término, veículos com prepostos dos Correios e militares da PM, recolheram o único Exame que voltou a ser armazenado em local seguro e voltará escoltado para a sede da empresa em Salvador nas próximas horas. Na Bahia, a reaplicação acontece em 11 cidades.