Pé de Serra: Motoristas brumadenses participam de documentário sobre a “Curva da Morte”, produzido pela Carlomagnum filmes.
11 de janeiro, 2023A Estrada BA-026 que liga a cidade de Maracás a Sussuarana passando por Contendas do Sincorá é uma importante via que promoveu desenvolvimento na região da Chapada Diamantina e Sertão produtivo e faz parte da malha viária do estado da Bahia. Mas essa importante estrada vem apresentando sérios problemas em sua infraestrutura, a sinalização inadequada e muitas vezes, inexistentes, a falta de acostamento em todo percurso, os animais soltos na pista e os trechos de curvas perigosas são alguns dos desafios que centenas de motoristas são submetidos diariamente.
Ao longo desse tempo, a BA-026 vem acumulando elevados índices de acidentes e mortes fatais, entre os trechos mais perigosos, está a Serra do Povoado de Pé de Serra em Maracás, esse trecho se destaca por ter a conhecida como “Curva da Morte”. O nome, foi dado pelos motoristas que trafegam pelo local e faz menção ao número de mortes em acidentes que já ocorreram no local, considerado fora dos padrões até mesmo por prepostos da Polícia Rodoviária Estadual. Entretanto a falta de manutenção dos veículos, alta velocidade e excesso de peso também contribuem para o acometimento de acidentes.
Baseado nessas informações a Carlomagnum de Jequié produziu um filme Documentário: “A Curva da Morte”, a produção cinematográfica é baseado em relatos de motoristas da rodovia e moradores da comunidade de Pé de Serra que vivem em estado de tensão permanente todos os dias, os constantes acidentes parece ainda não ter chamado à atenção de autoridades e centenas de famílias ainda choram as mortes de seus familiares. O trecho de Pé de Serra, assim a Serra de Ituaçu, se faz necessário a construção de uma caixa de brita ou área de escape controlado.
Crédito: Calo Magnum Filmes.