Pesquisadores israelenses comprovaram que um peixe conseguiu dirigir um veículo em terra firme. Os cientistas investigavam a capacidade do espécime de se orientariam em ambiente terrestre.
O estudo foi realizado com um peixe vermelho (carpa ou peixe dourado) na Universidade Ben Gurion, localizada no deserto de Neguev, sul do país. Os pesquisadores desenvolveram um dispositivo que permite o deslocamento do animal enquanto ele nada dentro de um aquário sobre um carrinho robótico, relata o artigo publicado na revista Behavioral Brain Research.
Os cientistas anexaram câmeras que rastreiam o movimento dentro do aquário e as conectaram a um computador que guiava o veículo. Por meio delas, o peixe conseguiu dirigir o veículo, que avançava quando o animal ia para frente e permanecia imóvel com ele na parte de trás.
Para completar a investigação, os cientistas colocaram um alvo no exterior do veículo. Quando o peixe antiga a meta, recebia grânulo alimentar em seu aquário como recompensa.
Depois de alguns dias, o peixe conseguiu dirigir o veículo sem se perder, “independentemente de seu ponto de partida” e “evitando ruas sem saída”, destaca o estudo.
A pesquisa concluiu que o peixe tem a “capacidade de transferir sua representação espacial e suas capacidades de navegação para um ambiente terrestre completamente diferente do seu