Picuinha das grandes! Em Brumado, Virado na porra, morador denuncia acúmulo e descarte irregular de ossos no Santa Teresa, supermercado diz que foi a primeira vez, prefeitura orienta como deve ser a zorra, xulinha viu vantagem.
11 de fevereiro, 2025
Moradores do bairro Santa Teresa, em Brumado (BA), denunciam um problema de acúmulo e descarte irregular de resíduos orgânicos. Segundo eles, um amontoado de ossos se formou na rua Joaquim Gomes Perreira, nos fundos de um supermercado.
O problema foi denunciado por um dos moradores do bairro, que enviou imagens e detalhes sobre a situação a uma página do Instagram. Nas imagens, é possível ver acúmulo de pedaços de ossos e resto de carnes. O material se espalhou pela calçada e cães foram ao local para se alimentar dos resíduos. O É Fuxico ouviu todas as versões. Eu! Todas as versões mesmo, leia a picuinha.
Morador virado na Porra reclama.
Quem mora próximo ao local onde o lixo tem se acumulado sofre com as consequências. Um senhor não identificado, sem citar o nome da empresa, largou o descontentamento com a situação.
“Olha o que é que eles estão aprontando aqui na rua. Eles em vez de arrumar um vagão e botar pra descartar isso aqui, não. Aí joga no meio da rua”. Largou o morador.
“Olha os cachorros aí, ó.Ficam fazendo a bagunça.Tem osso pra tudo quanto é lado.Aí depois fala que a gente não quer ser legal com o vizinho”. Pontuou o morador no vídeo.
Porra, tem que ter consideração com os vizinhos, porra.O cara chegou agora e já tá bagunçando a área. Pode não, tem que denunciar mesmo. Terminou o morador virado na desgraça sem citar nomes. (Assista todo, lá ele!)
O supermercado diz que só foi essa vez.
Na manhã desta terça-feira (11) uma representante do Supermercado publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que o problema foi causado pela empresa de coleta de lixo que deixou de fazer a retirada dos ossos no horário combinado e que essa foi a primeira vez que o caso aconteceu.
“Olá pessoal, vimos aqui falar sobre um assunto importante, a esclarecer a respeito de um vídeo divulgado na manhã de hoje. Quero esclarecer os fatos da total transparência,que é a razão da central das carnes ser o que é hoje, é porque ela não tem nada a esconder. Então, quero deixar bem claro que há 30 dias atrás, mais ou menos 30 dias atrás,o Davi, proprietário da empresa Ligue-Lixo, veio até a nossa empresa, que é a central das carnes da Santa Tereza, e veio nos sugerir a colocar o nosso lixo no fundo da loja,que a reciclagem passaria todos os dias e pegava.” Esclareceu a dona da loja do Santa Teresa.
“Então, como é um lixo orgânico, carne atrai. Atrai cachorros, não tem jeito. Então, os cachorros vieram e fez a festa”. Pontuou a mulher.
Agora, se eles não pegaram o lixo combinado, então a falta foi deles, da ligue lixo. Eu tô ligando pra eles pra poder resolver isso, porque eu não quero que isso aconteça. Eu prefiro levar pra feira como estava levando antes, tá bom? Então, fica aqui meu esclarecimento e deixar bem claro que isso foi a primeira vez que aconteceu. Terminou a elegante proprietária da empresa. (Assista na íntegra)
O que diz a prefeitura.
A Prefeitura de Brumado através do assessor especial para assuntos das redes sociais e grupos de fuxicos e picuinhas online reforçou que tem compromisso com o combate ao descarte irregular de resíduos, e indicou como deve ser o descarte de ossos e resto de carnes e informou o número do telefone da empresa qualificada que está fazendo a coleta e reciclagem deste lixo orgânico. Um vídeo com as orientações foi publicado.
“Oi, pessoal, bom dia. Eu vou orientar vocês aqui sobre o descarte correto de ossos e carne.Todos os supermercados que possuem açougue, todos os açougues da região de Brumado, vocês podem, no mesmo dia que sobra algum pedaço de carne, sobra ossos, vocês podem estar armazenando em local refrigerado no supermercado de vocês e no mesmo dia vocês podem estar levando lá no mercado municipal, na feira, na empresa Discab, que fica em frente ao mercado de carne, horário de funcionamento das 7h às 12h, das 14h às 16h, telefone 779-9968-2282″. Informou o assessor especial.
Essa é a forma correta de fazer o descarte de ossos e carnes, que são os restos que sobram dos supermercados que possuem açougue, do açougue, então essa é a forma correta e devida de fazer o descarte desse tipo de material. Esclareceu o homem da mídia. (Assista o vídeo)
Xulinha viu vantagem.
Em meio a toda essa picuinha, os cachorros da Santa Teresa fizeram a festa que era exclusiva dos xulins da Feira Livre que dispuvam com urubus o deleite de degustar os ossos e restos de carne. Enviamos uma equipe para o local para ouvi-los.
Au au au cânhaem ” Essa picuinha bateu certo, bateu certão, aí eu vi vantagem. Latiu um dos xulins.
Um ponto de descarte de ossos foi instalado pela prefeitura no Mercado Municipal e cães e urubus não são mais vistos próximo nos contêineres dos fundos do mercado.