PM confirma versão “Fogo Amigo” nas mortes dos soldados Santana, dois bandidos foram pro saco; saiba detalhes

28 de setembro, 2023 Por efuxico.com Off
Read Time2 Minute, 40 Second

A Polícia Militar confirmou em nota a versão apontada por policiais que atenderam a ocorrência que resultou nas mortes dos policiais Marcelo e Anderson Santana, na noite de quarta-feira (27), no bairro de Santa Mônica, em Salvador. A ocorrência foi por volta das 20h, na Rua Astrogildo Sepúlveda.

Conforme um relato de um policial que investiga as circunstâncias do caso, uma viatura despadronizada com uma equipe do Serviço de Inteligência do Batalhao Gêmeos fazia monitoramento de roubos a coletivos na região da Avenida San Martins, quando percebeu um veículo, de cor branca, em atitude suspeita. Os policiais passaram a acompanhar o veículo por vários bairros e solicitaram apoio de uma guarnição padronizada do próprio Batalhão para realizar a abordagem ao veículo.

A viatura que chegou no apoio conseguiu localizar e acompanhar o veículo suspeito, que colidiu no fundo de um ônibus coletivo na ladeira do IAPI.

Ainda conforme a fontes, logo após o acidente, um homem posteriormente identificado como motorista de aplicativo, permaneceu no veículo. Ele informou que havia sido vítima de assalto. Já os dois bandidos fugiram em direções diferentes. Uma guarnição da equipe padronizada perseguiu um bandido por um lado e soldado Marcelo, que estava sem farda, foi em busca do outro criminoso.

A guarnição padronizada solicitou apoio da Rondesp BTS, que ajudou a cercar o primeiro bandido. Nessa primeira situação, houve uma troca de tiros entre os policiais e o primeiro bandido, que foi atingido e socorrido para o Hospital Ernesto Simões, onde morreu.

No mesmo momento, o soldado Marcelo Santana perseguia o segundo criminoso. No intuito de cumprir a missão com sucesso, o policial montou em um moto-táxi que passava no local e foi em busca do segundo criminoso. Ele encontrou o indivíduo em um bar localizado na Rua Astrogildo Sepúlveda, onde também se encontrava o  policial militar, Anderson Machado, que era lotado no Batalhão de Guardas e trabalhava no posto judiciário do Sieiro.

Anderson estava de folga e ao avistar o agente Marcelo falando para o indivíduo se render, achou que tratava-se de um assalto. Anderson teria sacado a arma e iniciou uma troca de tiros, sendo os três atingidos. Ou seja, um policial matou o outro. E o bandido que estava no fogo cruzado também foi atingido.

Marcelo morreu no Hospital Geral do Estado (HGE) e Anderson no Hospital Ernesto Simões. Já o bandido, que estava com uma tornozeleira eletrônica, morreu no local da ocorrência.

O veículo usado pelos bandidos foi encontrado no IAPI, porém o motorista de aplicativo não se encontrava mais no local. Duas armas de fogo, sendo uma de calibre 40 e outra 9mm, ambas pertencentes aos militares, foram encontradas no bar e entregues na delegacia por uma guarnição da 37a CIPM.

Portanto, foram quatro mortos na ocorrência, sendo os dois policiais e os dois bandidos.

A Polícia Militar confirmou a versão apresentada pelo site parceiro e disse que lamenta profundamente o falecimento de dois integrantes da corporação.

E disse ainda que um “inquérito será instaurado e as circunstâncias do ocorrido serão apuradas. Neste momento, a Polícia Militar acompanha e presta todo apoio às famílias dos policiais militares através do Departamento de Promoção Social (DPS) da Corporação.

 

Fonte: Informe Baiano