Polícia Federal Neles! Desmontada quadrilha que roubava dinheiro do SUS na Bahia
17 de novembro, 2021Uma organização criminosa composta por agentes públicos municipais foi desarticulada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (17), na cidade de Riachão das Neves, no interior da Bahia. A Operação “Mesa Farta” tem o objetivo de combater o desvio de recursos públicos federais.
As investigações, iniciadas em maio deste ano, apontam que grupo criminoso desviou milhões de reais ao permitir, dolosamente, que o Município de Riachão das Neves usasse verbas oriundas do FNAS (Fundo Nacional de Assistência Social), FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do SUS (Sistema Único de Saúde) para contratar empresa de fachada, que não possui funcionários registrados e nem capacidade técnica, operacional e econômica.
De acordo com informações da Polícia Federal, ”foram constatados fortes indícios de fraude nos procedimentos licitatórios que culminaram na contratação da empresa de fachada e estima-se um prejuízo aproximado de R$ 1.400.000,00 aos cofres públicos”.
Foram cumpridos 04 mandados de busca e apreensão na cidade de Riachão das Neves, todos eles expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir penas superiores a 10 anos de reclusão