Policia Militar recupera 19 celulares furtados no CARNABRUMADO.

25 de fevereiro, 2024 Por efuxico.com Off
Read Time3 Minute, 2 Second

Ação integrada entre Policiais Militares do 24º Batalhão conseguiu recuperar 19 celulares que haviam sido furtados na Festa do Carnaval de Brumado. A operação foi conduzida pela coordenação do policiamento do evento é contou com a execução de Militares do setor de inteligência e do Destacamento de Ibitira em Rio do Antônio.

Já no primeiro dia do Carnaval de Brumado (23) a Polícia Militar tomou conhecimento de vários furtos de celulares no circuito da festa e passou a monitorar a saída de veículos e pessoas da Cidade. Após uma abordagem de Guerreiros lotados no Município de Rios do Antônio (Ibitira) cidade limite com Brumado, as equipes tiveram êxito em abordar três mulheres naturais de Brasília e um Cu de Chuchu do Sul da Bahia que carregava seu filho de cinco anos.

O levantamento da PM apontou que os “cramunhões” desferem pequenos empurrões nas vítimas e, sem que elas percebam, tomam os telefones. Na noite de sábado (24) após ação exitosa, os policiais Militares identificaram e detiveram outras pessoas que vieram de Alagoinhas para atuar de forma idêntica na Festa de Carnaval de Brumado. Contra apenas um abordado, há cerca de quatro passagens por furto de celulares em grandes eventos, como a festa de Bom Jesus da Lapa e Carnaval de Salvador.

Os aparelhos telefônicos e os Lazarentos foram apresentados na Delegacia de Brumado. A criança ficou na responsabilidade do Conselho Tutelar da Capital do Minério até a chegada de um familiar.

O que fazer em casos de roubo ou furto do celular?

Esse procedimento pode ser feito manual ou automaticamente predefinindo. A restauração do seu backup é extremante útil para que você não necessite recadastrar os contatos e não perca permanentemente os seus dados. O hábito de realizar backups com frequência de aplicativos como Google Drive, iCloud e WhatsApp, diminui o risco de perda de dados e auxiliam na recuperação de informações.

8. Informe seus contatos

Ao informar seus contatos sobre o ocorrido, diminuem as chances de o criminoso aplicar golpes, como falso sequestro, solicitação de dados bancários, pedido de transferência via PIX, entre outros.

9. Publique em suas redes sociais.

Avise para os seus amigos mais próximos que você teve o seu número roubado, e para não responderem possíveis contatos maliciosos de pessoas se passando por você. Esta ação é extremamente importante para que todos saibam que pode não ser você quem estará por trás das suas redes sociais nas próximas horas ou dias, e evitar que suas conexões caiam em golpes. Essa ação também publicita a sua boa-fé em não enganar outras pessoas.

10. Informar sua empresa (em caso de uso corporativo)

Essa é uma ação de extrema importância se você utiliza o celular para trabalho, e contém dados de clientes, funcionários e fornecedores. Agora, com a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, as empresas deverão ter previstos situações como essas e já devem ter processos e respostas previstas junto à departamentos de TI, segurança da informação e jurídico alinhados para minimização do impacto e melhor orientação.

11. Registrar a ocorrência no aplicativo Celular Seguro ou no Alerta Celular da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Após o registro de perda, roubo ou extravio do celular, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto Celular seguro farão o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa estarão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo. O bloqueio dos IMEIs (aparelhos celulares) seguirá a mesma regra. Já no alerta celular do Governo baiano, após o cadastro do IMEI, equipes em toda Bahia poderão identificar o celular com o receptador e fazer a prisão do mesmo.