Policial Penal e ex diretora do Presídio de Eunápolis é presa suspeita de envolvimento no pinote dos 16 presos.
24 de janeiro, 2025
A ex-diretora do Presídio de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, de 33 anos, foi presa na noite desta quinta-feira (23), por volta das 21h, em decorrência de investigações relacionadas à fuga de 16 presos ocorrida em 12 de dezembro de 2024. A ação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, que solicitou a prisão preventiva da investigada. O mandado foi expedido pela Comarca de Eunápolis.
✅ Receba notícias do Portal É Fuxico no WhatsApp 📲
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia Territorial de Eunápolis, Joneuma teria facilitado a ação de criminosos que promoveram a invasão e a fuga no presídio. Além disso, segundo a Polícia Civil, foi identificada a ligação da ex-diretora com uma organização criminosa.
A prisão de Joneuma ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades de uma agência bancária, na cidade do extremo sul baiano. Durante a abordagem, a polícia apreendeu com a suspeita diversos itens, incluindo aparelhos celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie. Todo o material foi apresentado na delegacia.
Após ser conduzida à unidade policial, Joneuma foi submetida a exame pericial e será transferida ainda nesta quinta-feira para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Ainda de acordo com a PC, a investigação segue em andamento.
Joneuma foi exonerada do cargo recentemente após a fuga dos 16 detentos do presídio. Desses 16, um foi localizado e morto pela polícia. Ele estava escondido em um imóvel, na própria cidade de Eunápolis. Ao menos outros três suspeitos que ajudaram na fuga foram mortos, e dois, presos.
Fonte: Correio 24h