Preso que deu pinote do Conjunto Penal de Barreiras é capturado no Tocantins.

13 de março, 2025 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 6 Second

Um dos sete detentos que fugiram do Conjunto Penal de Barreiras, no oeste da Bahia, em maio de 2024, foi recapturado na cidade de Palmas, no Tocantins, no último sábado (8). Rafael Fagundes de Souza, de 26 anos, foi encontrado por policiais do GIRO 90 no bairro Jardim Taquari. A prisão ocorreu sem incidentes, mas ainda não foi confirmada a data de seu possível retorno para o presídio baiano.

Fagundes cumpria pena em regime semiaberto, após ser condenado por latrocínio (matou pra roubar), e estava em uma área destinada aos detentos que já cumpriam parte de suas sentenças. Cinco outros fugitivos permanecem foragidos, entre eles Maxwel de Jesus Santos, James Iure Novais Santos, Venâncio Aires da Guarda Neto, Sandro Henrique Nogueira dos Santos e Witalo de Souza Silva. Eles eram responsáveis por crimes como homicídio, tráfico de drogas e roubo qualificado.

A fuga ocorreu após os detentos serrarem a grade e a tela de proteção da área do semiaberto, conseguindo pinotar pelo fundo do complexo penal. Após a fuga, um inquérito foi instaurado, e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afastou o então diretor do Centro de Detenção de Barreiras, Major Elpídio Almeida, para apurar as circunstâncias da fuga.

(Foto: Seap-BA)