PT de Jerônimo aumenta número de prefeitos, chega para eleições no ”top 4” e busca mais prefeituras

5 de junho, 2024 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 53 Second

Vitorioso nas últimas cinco eleições ao governo da Bahia, tendo o governador do estado filiado, o Partido dos Trabalhadores chega para o pleito municipal de 2024 com um número de prefeitos maior do que elegeu em 2020. Em levantamento promovido pelo Bahia Notícias, os dados apontam que o PT possui 48 prefeituras pelo estado, em quarto lugar, atrás apenas do PSD, Avante e o PP.

Com crescimento exponencial de 45% desde 2020, quando saiu das urnas com 33 cidades sob sua gestão, o PT atualmente está organizado em 394 municípios, com diretórios municipais ou comissões provisórias. ”A gente já tem 110 candidaturas a prefeito validadas, 47 candidaturas a vice validadas e já estamos presentes em mais de 200 municípios, pelo menos, com chapas de vereadores e vereadoras”, disse o presidente da legenda no estado, Éden Valadares.

A legenda já vinha buscando uma expansão no comando de prefeituras da Bahia, já que o partido possui os principais cargos político. Com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022, além da manutenção do comando no estado, com a vitória de Jerônimo Rodrigues ao governo, a perspectiva é de ampliar a legenda.

“A nossa expectativa é de crescimento sim, crescimento no PT, crescimento da Federação, que agora a gente vai para a primeira eleição municipal federado, nós, PCdoB e PV, ainda não tem um número cabalístico, mas a Federação deve apresentar mais de 200 candidatos a prefeito e a prefeita, e nós esperamos protagonizar o número de prefeitos na Bahia. Ou seja, o PSD está despontando como quem vai disputar bem, o Avante, talvez o União Brasil, talvez o PP, nós da Federação esperamos tá ali coladinho, senão o primeiro, o segundo, encabeçando a política na Bahia”, completou Éden.

Veja lista completa de municípios geridos pelo PT:

Abaré, Amargosa, Banzaê, Boninal, Carinhanha, Dom Macedo Costa, Fátima, Igaporã, Irará, Itacaré, Jaguarari, Lamarão, Lauro de Freitas, Mairi, Malhada, Miguel Calmon, Morpará, Mortugaba, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Paratinga, Pintadas, Planalto, Queimadas, Rafael Jambeiro, Ribeira do Amparo, Santa Inês, Santo Estevão, Serra Dourada, Souto Soares, Tanquinho, Alcobaça, Andorinha, Botuporã, Cachoeira, Catu, Central, Cocos, Esplanada, Ibipitanga, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Pilão Arcado, Piraí do Norte,  Planaltino, Presidente Jânio Quadros, Ubatã e Bom Jesus da Lapa. As informações são do site Bahia Notícias