Tá tá tá, Bummm!: veja como foi simulação de assalto à banco com reféns no Centro de Brumado.
8 de novembro, 2024A Polícia Militar da Bahia, através do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e dos Comandantes Independentes de Policiamento Especializado Leste e Caatinga, realizou, na madrugada dessa sexta-feira (8), uma atividade simulada de assalto a banco com reféns. A ação aconteceu na frente do Banco do Brasil, no Centro de Brumado.
“O Povão, que acompanhava, aplaudiu e vibrou quando os ladrões tomaram a cidade durante a simulação.” Segundo um fuxiqueiro que assistia.
A simulação faz parte das instruções do Curso de primeira resposta a roubos de bancos. Na ação simulada, um grupo armado domina a cidade para roubar os bancos ali existentes. Os “autores” mantêm pessoas de refém e logo depois abandonam a cidade após colocar fogo em veículos. Sons de tiros e explosões foram ouvidos durante a madrugada por toda a cidade. Após saírem do local dominado e a libertação dos reféns, é iniciada uma operação com bloqueios e acompanhamento dos marginais até a captura do grupo criminoso.
Segundo um fuxiqueiro. No final, utilizando as táticas e técnicas difundidas no Curso de primeira resposta, os marginais foram capturados (foto). Ação bem sucedida da PM arrancou aplausos dos espectadores.
A atividade simulada também contou com a participação de equipes da Rondesp, CAESG, Polícia Rodoviária de Brumado e Corpo de Bombeiros
Durante o dia, os guerreiros do 24° Batalhão e unidades convidadas participaram de um treinamento com artefatos explosivos oferecido pelo BOPE na Vila Olímpica e de um seminário no auditório do IFBA com os Comandantes das CIPE’s Caatinga e Leste, uns dos idealizadores do projeto. (Assista)
Imagens: Brumadim de Açúcar