Temporais causam alagamentos em Jequié e Brumado no Sudoeste da Bahia

28 de novembro, 2022 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 35 Second

Em vídeos divulgados em redes sociais e aplicativos de mensagens, é possível ver ruas inundadas, carros submersos e outros transtornos.

Alagamentos 

De acordo com relatos de moradores de Jequié, o nível do Rio Jequiezinho subiu muito nas últimas horas e deixou famílias de áreas ribeirinhas em alerta. Muitas pessoas já pensam em deixar o local onde moram para evitar sair às pressas. Alagamentos já foram registrados no centro da cidade. Vídeos nas redes sociais mostram os alagamentos no centro da cidade, na noite de domingo (27).

Jequié / Foto: redes sociais

Em Brumado, a água da chuva que ja havia entrado em alguns comércios na Av Antônio Mourão Guimarães, na semana passada, na noite de ontem voltou a subir em vários locais. Na avenida Centenário, houve alagamentos e comércios, na região do posto de gasolina a água voltou a subir e Curumins foram vistos nadando nas contaminadas águas que voltaram do sistema de captação de água pluvial, que em Brumado também coletam águas de esgoto.

Brumado / Foto: redes sociais

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas e ventos fortes persistirão até, pelo menos, esta terça-feira (29). Segundo o Inmet, o temporal é causado por um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que está associada a uma sequência de dias chuvosos e costuma provocar grandes volumes.

As ZCAS, por vezes, ocasionam grandes impactos, como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra, resultando em enormes prejuízos à população nas áreas atingidas, conforme explicação do Inmet. A previsão também indica que os primeiros dias de dezembro serão de chuva no sudoeste, sul e extremo-sul da Bahia.