Tome água! Poções fica em alerta com possível rompimento de barragem
25 de dezembro, 2021
Um comunicado à população foi divulgado na noite desta sexta-feira (24). A equipe da gestão municipal explicou a situação e as medidas tomadas para mitigar os danos caso o barramento não aguente a pressão do grande volume de água que pode chegar. O vídeo foi publicado nas redes sociais da prefeitura.
O alerta para a possibilidade de rompimento foi feito por técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A Prefeitura de Poções instituiu uma comissão e elaborou um plano de contingência com ações
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o reservatório á está com sua capacidade máxima e o rompimento de outras barragens pode causar um efeito cascata e provocar uma grande inundação no Centro e em alguns bairros da cidades.
De acordo com a mancha de inundação, fornecia pela Agência Nacional de Águas (ANA), um eventual rompimento provocaria inundações em toda a região que margeia o canal do rio São José, incluindo o bairro do Açude, o Centro e parte dos bairros Primavera e Santa Cecília.
O plano de contingência elaborado pela equipe da Prefeitura estabelece medidas preventivas, como a limpeza do canal para facilitar o escoamento e o monitoramento das barragens acima do Açude. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão realizando os cadastros dos moradores das áreas incluídas na mancha de inundação.
Também foram estabelecidas medidas de contingência para o caso da concretização do desastre, como a preparação de colégios para o recebimento de possíveis desalojados, ônibus para tranaporte, e a disponibilização de ambulâncias e máquinas da prefeitura para atendimento das demandas que possam ser necessárias.
Todo o perímetro da barragem foi isolado e permanece vigiado pela Guarda Municipal para evitar o tráfego de veículos e pessoas sobre o talude, que foi coberto por lonas para evitar que haja erosão provocada pelas chuvas.
O município de Poções não possui medições oficiais de quantidade de chuvas. Em Vitória da Conquista, cidade mais próxima com medição, o volume de chuvas passou dos 300 mm em dezembro.
Fonte: Agência Sertão.