Tribunal do júri de Conquista absolve Vereador soldado Gilvan de Jequié acusado de homicídio.
28 de outubro, 2023O Vereador e policial militar, Gilvan Santana, foi submetido ao Conselho de Sentença em Sessão do Júri na Comarca de Vitória da Conquista, na última quinta-feira, (26). O processo, originário da Comarca de Jequié, foi desaforado (transferido) para ser julgado em Conquista, em decorrência da posição política do Polícial licenciado.
Segundo informações colhidas nos autos do processo, em 2008 ele, a serviço da PM, em uma diligência, adentrou em uma residência em perseguição a um suspeito de crime e, no confronto, alvejou o indivíduo – que acabou morrendo.
Após a ouvida das testemunhas em plenário, a manifestação do promotor de Justiça, José Junseira e dos advogados de defesa, Bruno Bahia e José Nilton, o corpo de jurados entendeu pela absolvição do Militar Gilvan Santana.
A sentença foi proferida em sessão pela juíza Janine Soares de Matos Ferraz. Gilvan Santana, atualmente na reserva, exerce cargo de vereador em Jequié por três mandatos e tem forte ligação com a Associação de Policiais APPM.
Fonte: Sudoeste Digital.