Tsunami no Brasil, Você Sabia que a Bahia já sofreu com um Tsunami? Senta que lá vem história.

17 de setembro, 2021 Por efuxico.com Off
Read Time2 Minute, 18 Second

As probabilidades dentro desses parâmetros são muito pequenas, mas não custa nada abrir o olho e sair da beira d’água, malandro é o gato que tem medo de água fria .

Promoção Válida para toda linha BabySec, Huggies e Geriátrica. Loja na Saída para Livramento – Ao lado da UNEB

Uma elevação do alerta do vulcão Cumpre Vieja, lá  nas Ilhas Canárias, viralizou entre internautas aqui no Brasil, que ficaram assustados com a possibilidade de uma erupção vulcânica provocar um tsunami capaz de atingir o litoral  nordestino, principalmente o da Bahia, mas você sabia que a Bahia já sofreu com um tsunami oriundo de terremoto que acabou com tudo e sumiu com duas pessoas? Então senta que lá vem história.

Embora as chances de tsunamis na costa do país sejam raras, um fenômeno desse tipo já aconteceu por aqui. O perfil no Twitter da Rede Sismográfica Brasileira lembrou, numa postagem de 1º de novembro de 2020, quando um tsunami atingiu o litoral do Nordeste em 1755.

 

Para o pesquisador Dourado, um motivo de preocupação real para o Brasil seria um evento justamente como o que ocorreu em 1755, quando um terremoto atingiu Lisboa e acabou provocando de fato um tsunami que chegou no litoral do Nordeste. Se algo dessa forma se repetisse, aí sim o professor diria que os moradores poderiam começar a se preocupar.

“Eu diria que La Palma pode ser um motivo interessante para chamar a atenção para o real risco que a gente tem no nosso litoral. “Por exemplo, se o terremoto de 1755 [em Portugal] acontecesse novamente, nas mesmas proporções que ocorreram na época, que destruiu Lisboa e o Sul da Europa, aí a gente teria de se preocupar porque estaríamos falando de uma onda que chegaria [pelas simulações que a gente fez, bem embasadas cientificamente] em Fernando de Noronha com 2 metros de altura, e aqui na costa do Nordeste em alguns pontos em 1,7 ou 1,8 metro de altura. Ou seja, vamos supor que chega uma onda de 2 metros no litoral: a altura máxima que ela vai alcançar é até regiões com altitude de 8 metros.”

Assim como em 1755, o Nordeste seria novamente a região com maior risco de receber ondas grandes caso o Cumbre Vieja entre em erupção.

“O Nordeste é a região que pode ser mais afetada por este fenômeno lá de La Palma, porque apesar de estar a mais de 4.500 quilômetros, seria a parte mais próxima que o Brasil tem dessa região.”

Fonte: Exame.com