Tsunami no Brasil, Você Sabia que a Bahia já sofreu com um Tsunami? Senta que lá vem história.
17 de setembro, 2021As probabilidades dentro desses parâmetros são muito pequenas, mas não custa nada abrir o olho e sair da beira d’água, malandro é o gato que tem medo de água fria .
Uma elevação do alerta do vulcão Cumpre Vieja, lá nas Ilhas Canárias, viralizou entre internautas aqui no Brasil, que ficaram assustados com a possibilidade de uma erupção vulcânica provocar um tsunami capaz de atingir o litoral nordestino, principalmente o da Bahia, mas você sabia que a Bahia já sofreu com um tsunami oriundo de terremoto que acabou com tudo e sumiu com duas pessoas? Então senta que lá vem história.
Embora as chances de tsunamis na costa do país sejam raras, um fenômeno desse tipo já aconteceu por aqui. O perfil no Twitter da Rede Sismográfica Brasileira lembrou, numa postagem de 1º de novembro de 2020, quando um tsunami atingiu o litoral do Nordeste em 1755.
#TsunamiNoBrasil 🌊
.
No dia 1o de novembro de 1755, um #tsunami atingiu o litoral do Nordeste brasileiro, destruindo habitações modestas e desaparecendo com duas pessoas. O #maremoto nasceu do #TerremotodeLisboa, que hoje cumpre o seu 265 aniversário. pic.twitter.com/RLTW53NfpL— Rede Sismográfica Brasileira (@SismologiaBR) November 1, 2020
Para o pesquisador Dourado, um motivo de preocupação real para o Brasil seria um evento justamente como o que ocorreu em 1755, quando um terremoto atingiu Lisboa e acabou provocando de fato um tsunami que chegou no litoral do Nordeste. Se algo dessa forma se repetisse, aí sim o professor diria que os moradores poderiam começar a se preocupar.
“Eu diria que La Palma pode ser um motivo interessante para chamar a atenção para o real risco que a gente tem no nosso litoral. “Por exemplo, se o terremoto de 1755 [em Portugal] acontecesse novamente, nas mesmas proporções que ocorreram na época, que destruiu Lisboa e o Sul da Europa, aí a gente teria de se preocupar porque estaríamos falando de uma onda que chegaria [pelas simulações que a gente fez, bem embasadas cientificamente] em Fernando de Noronha com 2 metros de altura, e aqui na costa do Nordeste em alguns pontos em 1,7 ou 1,8 metro de altura. Ou seja, vamos supor que chega uma onda de 2 metros no litoral: a altura máxima que ela vai alcançar é até regiões com altitude de 8 metros.”
Assim como em 1755, o Nordeste seria novamente a região com maior risco de receber ondas grandes caso o Cumbre Vieja entre em erupção.
“O Nordeste é a região que pode ser mais afetada por este fenômeno lá de La Palma, porque apesar de estar a mais de 4.500 quilômetros, seria a parte mais próxima que o Brasil tem dessa região.”
Fonte: Exame.com