Na edição do programa online Papo Correria, de ontem boca de quinta-feira (6), o governador Rui Costa voltou a comentar a retomada das aulas da rede estadual de ensino e argumentou que aguardar a existência e distribuição de uma vacina exigiria o cancelamento do ano letivo de 2020, podendo refletir também no ano de 2021. Ou seja, seria um Ano perdido, “o dia que a terra parou” para a educação, o mercado da Educação é uma grande Fonte de Renda. Com suas escolas, faculdades, universidades e Cursinhos e toda cadeia de mão de obra que faz essa roda girar.
A um espectador, Rui explicou que todo o processo para que uma vacina garanta imunização total da população pode se estender até o segundo semestre do ano que vem, já que é feito de forma escalonada, por faixa etária e grupos de risco e de maior exposição aos riscos e consequências da Covid-19.
O governador estava de Boa e voltou a reafirmar que, mesmo com o desenvolvimento de um protocolo para o retorno já está em curso e bastante avançado no Estado, ainda não há uma data específica para o retorno.
“Estamos avaliando o comportamento da doença, testando os alunos e professores e só voltaremos quando a situação for segura”, disse Rui.
Contudo o Homem nesta semana, em entrevista coletiva, o correria afirmou que a probabilidade é de que o ano letivo de 2019 seja estendido até fevereiro do ano que vem, integrando todos os sábados ao calendário, além da suspensão das férias de janeiro. – A turma já estar no veneno com essa idéi antes mesmo das aulas retornarem, vai entender uma zorra dessa.
Fonte: Bahia Noticia | Secom Bahia