Zelensky promete resistir à invasão russa: ‘Estou aqui’ | Presidente da Ucrânia rechaçou a ideia de abandonar o país

25 de fevereiro, 2022 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 13 Second

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou um vídeo nesta sexta-feira, 25, para reafirmar sua intenção de resistir à invasão russa. “O chefe do gabinete do presidente está aqui. O primeiro-ministro está aqui. Mykhailo Podolyak [assessor] está aqui. O presidente está aqui“, afirmou, direto de Kiev.

Mais tarde, Zelensky se mostrou disposto a negociar com a Rússia. “Quero, mais uma vez, fazer um apelo ao presidente da Federação Russa”, disse, em pronunciamento. “Vamos sentar à mesa de negociações e evitar mais mortes.”

Segundo o líder ucraniano, seu país pode desistir da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “Não temos medo de falar sobre o status neutro. E não estamos na Otan neste momento”, afirmou, antes de ressaltar que essa condição torna seu país vulnerável. “Mas quais garantias e, mais importante, quais países específicos nos dariam garantias?

A Rússia respondeu. De acordo com o porta-voz de Moscou, Dmitri Peskov, o presidente Vladimir Putin analisará as considerações de Zelensky. “Putin está disposto a enviar uma delegação russa de alto nível a Minsk, a fim de estabelecer negociações com uma delegação ucraniana”, disse. Em sentido oposto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, ressaltou que a Ucrânia perdeu a oportunidade de negociação.

Fonte: Revista Oeste